Clique para ligar - Plantão 24hrs: (41) 9 8807-0880

Distinção entre vício e defeito de produtos para o CDC

Leia mais sobre Direito do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) traz uma diferenciação entre vício e defeito de um produto, sendo que os defeitos são tratados nos arts. 12 a 14 e os vícios nos arts. 18 a 20, dispositivos estes que analisaremos a seguir.

  • Vício

Segundo o art. 18 do CDC os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo, assim como por aqueles produtos que não condizem com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

O vício deve ser sanado no prazo máximo de trinta dias, e caso não seja realizado dentro deste prazo o consumidor tem algumas alternativas, sendo elas: a) a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; b) a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; c) o abatimento proporcional do preço.

Os vícios podem ser aparentes ou ocultos.

Os aparentes ou de fácil constatação, como o próprio nome diz, são aqueles que aparecem no singelo uso e consumo do produto (ou serviço).

Ocultos são aqueles que só aparecem algum ou muito tempo após o uso e/ou que, por estarem inacessíveis ao consumidor, não podem ser detectados na utilização ordinária.

  • Defeito

Segundo o art. 12 do CDC o fabricante, o produtor, o construtor, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes.

O defeito é o vício acrescido de um problema extra que causa um dano maior que simplesmente o mau funcionamento, o não funcionamento, a quantidade errada, a perda do valor pago, sendo que o defeito causa, além desse dano do vício, outro ou outros danos ao patrimônio jurídico material e/ou moral e/ou estético e/ou à imagem do consumidor.

Logo, o defeito tem ligação com o vício, mas, em termos de dano causado ao consumidor, é mais devastador.

Temos, então, que o vício pertence ao próprio produto ou serviço, jamais atingindo a pessoa do consumidor ou outros bens seus. O defeito vai além do produto ou do serviço para atingir o consumidor em seu patrimônio jurídico mais amplo (seja moral, material, estético ou da imagem).

Leia mais sobre Direito do Consumidor

4 comentários em “Distinção entre vício e defeito de produtos para o CDC”

  1. Boa tarde,
    Se tradando de um Refrigerador Panasonic, com custo acima de R$3500.00, que apresentou defeito e após o serviço de troca de peças, executado pela autorizada da Marca e apresenta novamente o mesmo defeito, sendo que o próprio técnico da autorizada informou que é um problema de projeto e tem reclamações na internet de pessoas que comprou o mesmo produto e tem as mesmas reclamações e alguns com 02 meses de uso.
    Lhe pergunto isto é vício ou defeito??

    Podemos pleitear o ressarcimento do dinheiro ou um produto novo de outro modelo com a mesma capacidade, pois este nunca vai ter conserto a não ser que tenha uma melhoria no projeto??

    A falha é que congela o ventilador e trava, fica localizado no freezer, na parte inferior, os alimentos ficam exalando mau cheiro e temos que forçar o ventilador girar e quebrar o gelo senão estraga os alimentos na parte superior do refrigerador.

    Qual melhor orientação sua para procura o Fabricante e negociar uma solução?

    Desde já agradeço

    Denilson Carvalho

    Responder
    • Olá Denilson,
      Aparentemente o seu caso trata-se de um defeito no produto e também me parece possível pleitear o ressarcimento do dinheiro ou um produto novo de outro modelo com a mesma capacidade.
      Caso tenha interesse em resolver esta situação entre em contato conosco pelo Whatsapp (41) 98807-0880.
      Ficamos no aguarda e agradecemos o seu contato!

      Responder
  2. Após o conserto de uma tv que apresentava defeito no barramento de Leds. O cliente retorna com o mesmo aparelho. Durante o período da garantia .mas agora a tv apresenta um defeito diferente do que foi consertado anteriormente. A garantia de 90 dias cobre isso também.

    Responder
    • Olá José,
      A garantia conta sempre da mesma data, a data que você comprou ou quando você conserta dentro garantia inicial e dá problema no mesmo local que já havia consertado.
      Mas em relação a novo defeito conta sempre da data em que comprou.
      Caso tenha interesse em resolver esta situação entre em contato conosco pelo Whatsapp (41) 98807-0880.
      Ficamos no aguarda e agradecemos o seu contato!

      Responder

Deixe um comentário

Entre em contato para agendar uma consultoria.

Janis Oliveira Advocacia
R. Epaminondas Santos, 2378
Curitiba, PR - Bairro Alto

× Fale com um advogado agora!